Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]





Clube da Sopa - o Início!!!

por --Patanisca Verde--, em 31.01.16

Cá está! A Primeiríssima sopa do Clube da Sopa! :) 

 

É uma sopa reconfortante, com um sabor suave e envolvente, perfeita para noites chuvosas e frias de Janeiro. Muito simples de fazer e rápida. Podem juntar batata se preferirem, mais ou menos cebola/cenoura ou outra abóbora. Eu gosto de usar o talo do bróculo para não desperdicar comida e porque dá uma textura cremosa, óptima!

  

**Sopa de abóbora manteiga e castanhas**

 

IMG_4631[1].jpg

 

 

Ingredientes:

 

1 talo de bróculo (#DesperdícioZero)

2 cenouras

1 nabo

1 abóbora-manteiga pequena (podem deixar com casca)

1 caneca de castanhas (200-250g)

1 cebola grande

2-3 alhos

1 pedaco de gengibre

1 c. chá de acafrão-das-índias, em pó

 

Preparacão:

 

1. Cozer as castanhas num pote em água a ferver, cerca de 15 minutos. Escorrer e tirar a pele.

 

2. Colocar todos os ingredientes, incluindo as castanhas sem pele, na Bimby (ou numa panela) e juntar água até cobrir os vegetais. Deixar ferver e cozinhar em lume médio, cerca de 20 minutos até a abóbora estar mole.

 

3. Alternativamente, como mostra o vídeo, fazer um refogado com a cebola, alho, gengibre e acafrão, até a cebola estar translúcida, cerca de 5 minutos. Adicionar 4 xícaras de água ou caldo vegetal e os restantes legumes, cortados em pedacos. Deixar ferver e cozinhar em lume médio, cerca de 20 minutos até a abóbora estar mole.

 

 

3. Processar na Bimby, 1 minuto em Vel. 3-5-7 ou na panela com uma varinha mágica, até obter um creme. Temperar com sal e pimenta a gosto e um fio de azeite, deixar em lume médio-baixo 5 minutos.

 

 

E eu aproveito as cascas, talos, restos de folhas, ..., dos vegetais, todos biológicos e bem lavados, para não terem terra ou bichinhos e guardo num frasco de vidro. Guardo entre 2-3 dias no frigorífico, onde vou adicionando mais ou coloco no congelador, se não utilizar logo. Geralmente, Domingo é o dia de fazer caldo de legumes e aquela quantidade de restos dá para 1 Litro de caldo de legumes, que vou usando durante a semana, na sopa, refogados, estufados, o que der jeito. Além de saudável, saboroso, é muito mais barato do que os cubos concentrados que se compram e aproveito o que iria para o lixo :) Futuramente vou comecar a fazer compostagem, ainda aproveito os restos dos restos ;)

 

É também a primeira aventura com vídeo! Tenho de melhorar a imagem e aprender a inserir legendas no vídeo ;) Espero que gostem, experimentem e deixem comentários! Para o próximo mês há mais uma sopa fantástica, do Clube da Sopa!

 

"E lembrem-se, evitem desperdicar comida, vivam sem desperdício e sem plástico o máximo que conseguirem, em prol da saúde do nosso lindo e maravilhoso planeta!!"

 

ThinkEatSave.png

 

 

 

 

 

 

Posição = Visualizações no Blogs Portugal + Visualizações no Blogue

Autoria e outros dados (tags, etc)

publicado às 19:00



Mais sobre mim

foto do autor



Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D

Translator



Pesquisar

  Pesquisar no Blog


Visitor's map



Blogs portugal